O Museu de Geociências do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo desenvolveu-se a partir do antigo Museu de Mineralogia do Departamento de Mineralogia e Petrologia da então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP (FFCL). Teve início em 1934, por iniciativa do Prof. Dr. Ettore Onorato, Cadeira de Mineralogia e Petrologia da FFCL-USP no período de 1934 a 1939.
Desde 1991, o Museu ocupa uma área de 550 m2, localizada no primeiro andar do edifício principal do Instituto de Geociências. O acervo atual conta com 45.000 peças, das quais cerca de 5.000 estão em exposição permanente. A maior parte do material é nacional e provém de várias regiões brasileiras, enquanto o restante corresponde a amostras de diferentes partes do mundo. Cada uma das categorias – minerais, cristais, rochas, etc – tem critérios próprios de apresentação e particular atenção se dá aos minerais, que por serem mais numerosos, cerca de 5.000 espécies conhecidas atualmente, são cuidadosamente expostas, obedecendo às normas internacionais de classificação.
Didática: O Museu de Geociências é um laboratório de aulas práticas para várias disciplinas, de graduação e de pós-graduação, destinadas ao curso de geologia, a cursos de outras unidades da USP, e ainda a outras instituições universitárias.
Científica: ser depositário de minerais e meteoritos utilizados em pesquisas dos docentes do IG e de outras unidades da Universidade.
Educativa: o Museu atende aos alunos dos cursos do Ensino Fundamental e Médio, da Cidade de São Paulo, dos municípios do Estado de São Paulo e mesmo de outros Estados vizinhos.
O Museu:
atende as escolas com linguagem pedagógica adequada às diferentes faixas etárias,
orienta a comunidade sobre os assuntos geológicos e meio ambiente,
identifica minerais e rochas através de análise mecânica visual, sem emissão de laudos,
organiza e ministra cursos de extensão e palestras em colégios, organiza e participa de exposições temáticas e temporárias, organiza excursões temáticas, orienta colégios na organização de feiras de ciência e de suas coleções.