Memórias de um Sargento de Milícias apresenta com muito humor e irreverência a história de Leonardo Filho, rapaz esperto, malandro, traquinas, que arma as maiores confusões no inicio do século XIX (época do Rei D. João VI).
Leonardo é filho de Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça ambos portugueses, que se encontram em um navio quando vinham para o Brasil, Leonardo Pataca assentou uma pisadela em Maria da Hortaliça que retribuiu com beliscões, e entre pisadelas e beliscões, Maria viu-se grávida. Tempos depois por desavenças conjugais, o garoto, fruto das pisadelas e beliscões, é abandonado pelos pais e acaba sendo criado por seu padrinho (o barbeiro).
E em meio a muitas travessuras, Leonardo Filho vai crescendo, e entre amores e desamores transforma-se em um tremendo vadio (o primeiro vadio-tipo da Literatura Brasileira). Surge aí o primeiro malandro que se tem registro pressagiando Macunaíma de Mario de Andrade. sobrinha de D. Maria, uma amiga do padrinho. Ele se apaixona por Luizinha, porém tem um rival, José Manuel, que está interessado na herança da moça.