Sua história teve início em 1899, quando o governo de São Paulo adquiriu a fazenda Butantã para construir um laboratório de produção de soro, devido a um surto de peste bubônica. Quando o local se estabeleceu como instituição, seu primeiro diretor, Vital Brazil, passou a, além de manter a produção de soros e vacinas, desenvolver pesquisas. A partir daí, o Instituto tornou-se internacionalmente reconhecido.
O Butantã conta com quatro museus com visitas monitoradas:
Museu Biológico
Museu de Microbiologia
Inaugurado em 2002 com o objetivo de ensinar sobre a ciência dos microrganismos, possui um auditório (onde acontecem palestras e filmes), uma exposição interativa de longa duração, onde é possível ver, através de microscópios, alguns organismos vivos, além de apresentar modelos de bactérias e vírus e um moderno laboratório, equipado com aparelhos que permitem ao visitante fazer experiências científicas – físicas e químicas – e estudar fungos, bactérias e o DNA.
Museu da saúde pública “Emílio Ribas”
No Butantan desde 2010 e lar de um dos mais importantes acervos documentais da saúde do Brasil, proporciona ao público contato com documentos de texto e audiovisuais e objetos importantes referentes à história da saúde.
Museu Histórico
Visa à pesquisa, preservação e divulgação da história da ciência e da saúde dentro do Instituto. Instalado em uma antiga cocheira, desde 1981, apresenta uma exposição de objetos dos laboratórios de pesquisa e conta com atividades educativas.
Endereço:
Av. Vital Brasil, 1500 – Butantã, São Paulo – SP, 05503-900.